Brasil
Moraes autoriza prisão domiciliar para ex-presidente Fernando Collor; saiba os motivos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (1º) que o ex-presidente Fernando Collor de Mello cumpra prisão domiciliar.
A decisão foi tomada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar favoravelmente ao pedido da defesa, que solicitou a medida por motivos humanitários, citando a idade avançada de Collor e problemas de saúde. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo Moraes, o alvará de soltura deve ser emitido imediatamente. No entanto, caso Collor não cumpra as condições estabelecidas para a prisão domiciliar, poderá ser levado de volta à prisão. Em situações que exijam atendimento médico, ele terá um prazo de 48 horas para justificar e apresentar comprovação da consulta.
Preso por ordem também de Moraes na sexta-feira (25), Collor foi condenado pelo STF em maio de 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um desdobramento da Operação Lava Jato.
Segundo as investigações, durante o período de 2010 a 2014 quando era senador da República, Collor usou sua influência na diretoria da BR Distribuidora para garantir contratos da estatal com a empreiteira UTC. Em troca, o ex-presidente teria recebido R$ 20 milhões. Na época, a BR Distribuidora era controlada pela Petrobras.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

