Internacional
Ucrânia é pouco? EUA querem ter acesso a metais de terras raras na Ásia Central, diz jornal
06/05/2025
Os EUA estão interessados em minerais de terras raras da Ásia Central, pois os recursos naturais desse tipo na Ucrânia são poucos, escreve o The National Interest.
"O acordo de minerais de terras raras na Ucrânia é apenas o primeiro passo. O país tem apenas cinco por cento das reservas mundiais de terras raras e 22 dos 50 recursos críticos para os EUA", diz o artigo.
O jornal também menciona que o monopólio de fato sobre os metais de terras raras no mundo continua pertencendo à China, mas Washington está tentando combater isso.
"Os EUA devem explorar outras opções de exploração. Uma delas poderia ser a Ásia Central. De acordo com os relatórios, nesta zona há uma parte significativa das reservas minerais do mundo de terras raras. Por isso, os EUA esperam expandir o acesso aos elementos de terras raras, sendo cruciais laços mais estreitos com os países da Ásia Central", observa a publicação.
O artigo enfatiza que esta região é uma esfera de interesse conjunta da Rússia e da China, então os EUA terão que lutar por esses recursos críticos.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5UCRÂNIA
EUA devem agir se Zelensky estiver ligado à tentativa de assassinato de Trump, diz analista


