Brasil
Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU

De acordo com relatório da ONU, o Brasil melhorou nos indicadores de renda e saúde, tirando o país da 89ª posição para a 84ª no raking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Nesta terça-feira (6), conforme divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil avançou cinco posições no ranking global de IDH. Com base nos dados de 2023, o país passou da 89ª para a 84ª colocação entre 193 nações avaliadas, um progresso que reflete a melhora em alguns dos principais indicadores que compõem o índice.
De acordo com o relatório, o avanço do Brasil no ranking se deve principalmente ao aumento da renda nacional bruta per capita e à recuperação dos indicadores de saúde. A expectativa de vida, que havia sido impactada negativamente pela pandemia de COVID-19, voltou a crescer, contribuindo significativamente para a melhora do índice geral.
O IDH é um indicador criado pela ONU que avalia o progresso dos países a partir de três dimensões fundamentais: expectativa de vida, acesso à educação e renda per capita. Em 2023, o Brasil alcançou a pontuação de 0,786 em uma escala que vai de 0 a 1, sendo que valores entre 0,700 e 0,799 são considerados de desenvolvimento humano "alto". Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano de um país.
Mas, apesar do progresso, a área da educação continua sendo um ponto de estagnação. O tempo médio de estudo da população brasileira ainda está abaixo da média dos países com IDH alto, o que limita o avanço do país no ranking global. Esse fator ajuda a explicar por que o Brasil ainda não figura entre as nações mais bem colocadas do mundo.
Em relação ao cenário global, o Brasil superou a média mundial de IDH, que é de 0,739. No entanto, ainda está distante dos países com IDH muito alto, como Suíça, Noruega e Irlanda, que lideram o ranking. Isso mostra que, embora o país tenha avançado, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar os níveis de desenvolvimento das nações mais desenvolvidas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas