Economia
Vietnã diz que deseja comprar mais produtos de alto valor dos Estados Unidos

O ministro do Comércio do Vietnã, Nguyen Hong Dien, afirmou nesta quarta-feira, 7, que deseja que o país compre mais produtos de alto valor dos Estados Unidos, reafirmando o compromisso firmado com Washington para evitar as elevadas tarifas de importação que a administração do presidente Donald Trump ameaça impor ao país.
Segundo um comunicado do governo, o ministro se reuniu com empresários em Hanói e incentivou companhias dos setores de energia, mineração, telecomunicações e aviação a serem "proativas" para ajudar o comércio entre os EUA e o Vietnã a atingir seu "grande potencial".
Nguyen Hong Dien também se encontrou com o embaixador dos EUA no Vietnã, Marc Knapper, para "promover o processo de negociação em andamento, visando resolver questões econômicas e comerciais bilaterais atuais", afirma o comunicado.
Em março, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, recebeu Nguyen Hong Dien em Washington e disse que o Vietnã precisava abrir mais seu mercado, compromisso que o governo em Hanói prometeu cumprir por meio da remoção de tarifas e o aumento das compras de produtos americanos.
O Vietnã está entre os países mais atingidos pelas chamadas "tarifas recíprocas" anunciadas por Trump há pouco mais de um mês. O déficit comercial dos EUA com o país asiático foi de quase US$ 124 bilhões no ano passado, menor apenas que os registrados contra a China e o México.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas