Esportes
Descobrem na Rússia fragmento de uma arma de bronze do século XII (FOTOS)
Um fragmento de uma maça de armas de bronze do século XII-XIII foi descoberto pelos arqueólogos da cidade russa de Tula durante escavações em Kulikovo Pole. O achado é importante para recriar uma imagem de eventos históricos da Idade Média russa, informou o serviço de imprensa do museu Kulikovo Pole.
Kulikovo Pole era em tempos antigos uma das terras russas periféricas. Os solos ricos e prolíficos atraíram camponeses russos, e no final do século XII as terras do alto Don já estavam densamente povoadas. Junto com os assentamentos apareceram pequenas fortalezas, em que havia uma administração e tropas.
"Este é o único achado deste tipo na região de Tula como um todo – um fragmento da cabeça de uma maça de bronze, que tinha a forma de um cubo com quatro bicos formado com linhas cruzadas. Tais objetos surgem no século XI e permanecem até o século XIII", explicou Aleksei Vorontsov, chefe do Departamento de Arqueologia do Período das Migrações e do Início da Idade Média do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia.
Maça de armas é um dos mais antigos tipos de armas que é conhecido literalmente desde a Idade da Pedra, observou o chefe do Departamento de Pesquisa Arqueológica do Museu Estatal Kulikovo Pole, Yevgeny Stolyarov.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


