Cidades
Hospital de Emergência do Agreste realiza, nesta quarta-feira (14), Roda de Conversa sobre o Dia do Assistente Social

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza nesta quarta-feira (14), a partir das 8h30, uma roda de conversa com o tema “Serviço Social no Âmbito Hospitalar: Interfaces do Exercício Profissional”. O encontro vai reunir profissionais do Serviço Social da rede hospitalar no auditório do Senac Arapiraca e contará com a presença de duas referências da área: as doutoras em Serviço Social Alcina Lins e Islânia Rocha, professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.
A iniciativa é da coordenação de Serviço Social do HEA junto com a equipe que propõem um momento de escuta, troca e valorização da categoria. Para a coordenadora Thaysa Magalhães, a data vai além da celebração. “Resolvemos fazer um momento de reflexão, reunir a categoria e convidar todas as equipes de serviço social do Hospital Chama, Hospital Regional e Hospital Nossa Senhora de Fátima, para estarmos juntos pensando sobre a nossa prática profissional”, explicou Thaysa.
Durante o evento, as convidadas abordarão a atuação do assistente social nos hospitais. A proposta é lançar luz sobre a dimensão técnico-operativa do trabalho e destacar o papel do serviço social na construção de políticas humanizadas dentro da rede de saúde. “Teremos o prazer de receber duas estudiosas da área, que trarão contribuições valiosas sobre a instrumentalidade do serviço social e sua prática na saúde. É um momento para reafirmar, com muito respeito e apreço, a importância da nossa profissão dentro do hospital”, reforça a coordenadora.
Em entrevista publicada pelo portal UOL Viva Bem, Thaysa Magalhães defendeu a presença do profissional de serviço social nas unidades hospitalares como figura-chave no acolhimento humanizado e na garantia de direitos dos pacientes e familiares. “Em casos de grande complexidade social, o atendimento pode ocorrer simultaneamente à chegada das ocorrências, sempre com foco na humanização e garantia de direitos”, disse na reportagem.
Coordenadora do Serviço Social do HEA e vice-coordenadora da Comissão das Residências Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde (Coremu), Thaysa também ressalta que a atuação da categoria no hospital vai além do suporte técnico. “Nosso trabalho é dinâmico, rápido e sensível, em articulação com a equipe, para orientar processos e prestar suporte diante de situações críticas como óbitos, violência, abandono, entre outros” , salientou.
“O serviço social é uma das colunas que sustentam o cuidado humanizado no nosso hospital. São profissionais que atuam com sensibilidade e firmeza, mesmo diante das situações mais difíceis. Valorizar essa categoria é reconhecer que saúde também é acolhimento, escuta e compromisso com a dignidade humana”, ressaltou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste.
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2
Misa recebe exposição ‘Terra’ com fotografias de Sebastião Salgado
-
3ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
4UCRÂNIA
'Zelensky chorará lágrimas de crocodilo': especialista dá detalhes da zona tampão russa na Ucrânia
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista