Internacional
Arsenal nuclear da França pode não ser suficiente para proteger toda a União Europeia, diz jornal
O arsenal nuclear francês não é suficiente para proteger toda a União Europeia (UE), apesar das declarações de Paris de que a França está pronta a disponibilizar suas forças de dissuasão para defender a UE, escreve o Le Figaro.
Na terça-feira (13), o presidente francês Emmanuel Macron disse que a França está pronta para iniciar discussões sobre o posicionamento de aeronaves francesas armadas com ogivas nucleares em outros países europeus. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, observou a este respeito que a proliferação de armas nucleares no continente europeu não irá aumentar a segurança, previsibilidade e estabilidade.
"O estoque de 290 ogivas nucleares pode não ser suficiente em um contexto de dissuasão que é do interesse europeu", escreve o Le Figaro.
De acordo com a notícia, também pode se tratar de implantação de bombas nucleares nas bases dos parceiros europeus, semelhante ao sistema de dissuasão criado pelos EUA no âmbito da OTAN.
Segundo especialistas, na França, a única potência nuclear da UE, o conceito de "rigorosa suficiência" do arsenal nuclear nacional deve ser revisado ante as novas realidades.
Anteriormente, o presidente francês informou que caças Rafale com ogivas nucleares supersônicas serão implantados na base aérea de Luxeuil-Saint-Sauveur, na fronteira com a Alemanha, em 2035.
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
5
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
