Internacional
Merz diz que UE 'aumentará pressão sobre Moscou por meio de sanções' após ligação Trump-Putin
, afirmou nesta segunda, 19, que Europa e Estados Unidos seguirão apoiando "de perto a Ucrânia em seu caminho para um cessar-fogo" e ressaltou que a União Europeia (UE) "aumentará a pressão sobre Moscou por meio de sanções". A declaração foi feita em uma publicação no X, após uma ligação telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sucedeu outra conversa com o líder russo, Vladimir Putin.
Além de Merz e Trump, participaram da chamada o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; e o presidente da Finlândia, Alexander Stubb. "Concordamos nisso sanções com Trump após sua conversa com Putin", acrescentou o chanceler alemão.
Von der Leyen classificou o diálogo com o republicano como "bom". "Quero agradecer ao presidente Trump por seus incansáveis esforços para alcançar um cessar-fogo na Ucrânia. É importante que os Estados Unidos continuem engajados. Continuaremos apoiando Volodymyr Zelensky para alcançar uma paz duradoura na Ucrânia", escreveu em seu perfil no X.
O finlandês Stubb destacou que "discutimos as negociações em andamento, o cessar-fogo e os passos rumo a uma paz justa e duradoura", reforçando que "é importante continuar a estreita coordenação entre os Estados Unidos e a Europa".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


