Variedades
Se Zelensky aceitar as realidades do momento é possível acabar o conflito agora, diz analista
O líder ucraniano Vladimir Zelensky ainda tem uma chance de terminar o conflito na Ucrânia com as menores perdas, declarou o ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos Scott Ritter na plataforma Substack.
"Zelensky está novamente perante uma escolha [...]. Ele tem a chance de terminar o conflito em posições mais vantajosas, que refletirão a dura realidade para os ucranianos devido às más decisões de Zelensky sobre as relações com a Rússia. Donbass e Novorossiya estão perdidos, eles não podem ser recuperados nem politicamente, nem pela força. É possível acabar com o conflito agora mesmo se reconhecermos as realidades do momento", escreve o especialista dos EUA.
O analista observa que os aliados têm repetidamente encorajado a Ucrânia a quebrar os acordos com a Rússia. De acordo com ele, este não foi apenas o caso dos acordos de Minsk e Istambul, mas também agora com a nova rodada de negociações na Turquia.
"Zelensky enfrenta um dos maiores desafios [...] Os chamados aliados da Ucrânia, que desde a Guerra Fria fantasiam sobre uma derrota estratégica da Rússia, empurram Zelensky para quebrar novas negociações, sacrificando voluntariamente a Ucrânia em busca de seu objetivo inatingível", concluiu Ritter.
As negociações entre a Rússia e a Ucrânia eram esperadas para quinta-feira (15). A delegação russa chegou a Istambul, mas não houve contato entre os representantes dos dois países.
Na sexta-feira, foram realizadas negociações por quase duas horas. O assessor presidencial russo, Vladimir Medinsky, que lidera a delegação russa, anunciou uma troca de prisioneiros em larga escala, de mil por mil, com a Ucrânia.
Segundo ele, Moscou e Kiev concordaram em apresentar a sua visão de um possível cessar-fogo futuro. Durante as negociações, o lado ucraniano solicitou uma reunião dos chefes de Estado, e a Rússia leva isso em consideração. Medinsky também declarou a disposição da Rússia em continuar as negociações com a Ucrânia.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


