Internacional
Medvedev: TPI demonstra como os mecanismos de justiça internacional não devem ser organizados
20/05/2025
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou nesta terça-feira (20) que o exemplo do Tribunal Penal Internacional (TPI) demonstra como os mecanismos de justiça internacional não devem ser construídos, classificando-o como um fiasco completo.
"Considerando as críticas sérias, cada vez mais direcionadas ao Tribunal Penal Internacional, gostaria de destacar um de seus méritos inquestionáveis. Mérito por contradição. O exemplo do Tribunal de Haia demonstra de forma incomumente detalhada, específica e meticulosa como os mecanismos de justiça internacional jamais devem ser construídos. Isso é simplesmente um fiasco completo", disse Medvedev na sessão plenária do Fórum Jurídico Internacional de São Petersburgo.
O TPI se tornou um instrumento de agressão neocolonial, disse Medvedev, acrescentando que a ideia de que o TPI atua em nome de toda a comunidade global é falsa e que o tribunal está incapacitado a longo prazo, portanto, as pessoas precisam pensar no futuro.
Medvedev também chamou o TPI de "a mediocridade de Haia", acrescentando que os Estados Unidos estão "dando um tapa nas bochechas trêmulas dos bandidos de Haia" do TPI com suas sanções.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


