Internacional
Não há garantia de que Kiev não usará seu Exército contra UE após financiamento do bloco, diz Orbán
Os planos da União Europeia (UE) de financiar a criação do Exército ucraniano de um milhão de pessoas implicam riscos para a segurança do mesmo bloco, afirmou o primeiro-ministro húngaro à rádio Kossuth.
Orbán destacou que a Ucrânia não é politicamente estável, por isso não há garantia de que as suas autoridades e forças ucranianas sempre serão amigas da Europa.
"O exército está sempre sob a influência do governo, e a Ucrânia é um Estado político instável, ninguém pode dizer quando o governo estará lá e nós enviaremos um exército de um milhão de homens a um governo ucraniano desconhecido para nós com nosso próprio dinheiro", ressaltou ele.
Segundo o político, isso pode levar a problemas, e pode resultar em um sério risco de segurança para a Europa.
O premiê húngaro sublinhou que no final das contas a Europa vai financiar o exército cujas intenções nem sempre são amigáveis para o bloco, pelo menos não há garantia disso.
Assim, finalizou, a implementação desse plano demandará gastos colossais e a Hungria não quer que seu dinheiro seja enviado à Ucrânia e usado para apoiar as forças ucranianas.
Anteriormente, Orbán disse que a UE revisaria em breve seus planos de apoio à Ucrânia, bem como a visão do futuro da Ucrânia aprovada por 26 países em uma cúpula extraordinária da comunidade em março, após calcular o tamanho total dos custos futuros.
Segundo ele, Bruxelas está agora calculando quanto custará manter o Exército ucraniano, que o líder atual ucraniano Vladimir Zelensky supostamente quer aumentar para um milhão, para manter o funcionamento do Estado ucraniano, onde a UE paga, entre outras coisas, salários e pensões, tendo como pano de fundo os bilhões de euros necessários para rearmar a própria Europa e a possível adesão da Ucrânia à UE.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas

