Internacional
Trump assina uma série de decretos para impulsionar a energia nuclear nos EUA
Após reiterar seu apoio aos combustíveis fósseis, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma série de ordens executivas para aumentar a produção de energia nuclear nos Estados Unidos e reduzir as regulamentações sobre essa fonte de energia.
"Assinamos importantes ordens executivas que realmente nos tornarão uma verdadeira força neste setor", declarou o republicano após assinar quatro ordens executivas no Salão Oval.
De acordo com relatos da imprensa americana, Trump está tentando acelerar a construção de novos reatores nucleares e impulsionar a mineração e o enriquecimento de urânio em todo o país, já que Washington depende de importações para a maior parte desse combustível.
Agora, o presidente se comprometeu com procedimentos "muito rápidos e seguros", de modo que um pedido para construir um novo reator nuclear não levará mais de 18 meses.
A medida também prevê a reforma da Comissão Reguladora Nuclear, além da promoção de extração e enriquecimento de urânio.
De acordo com o secretário do Interior, Doug Burgun, o desafio é "produzir eletricidade suficiente para vencer o duelo de inteligência artificial com a China".
"Queremos estar em condições de testar e implantar reatores nucleares durante o mandato em curso", ou seja, antes de janeiro de 2029, disse um alto funcionário da Casa Branca a repórteres sob condição de anonimato.
Os Estados Unidos são a principal potência nuclear civil do mundo, com 94 reatores em operação com idade de duração média de 42 anos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas

