Cidades
Prefeita “cobra” melhorias na saúde de... sua própria família
Reunião foi com a secretária de Saúde, Zoé Feitosa — que é sua nora —, e com o chefe de gabinete Rodrigo Barros Duarte, seu filho e marido da secretária. Gestão pública ou reunião de família?
A prefeita de Palmeira dos Índios, Luísa Duarte, divulgou nesta segunda-feira (26) em seus canais oficiais que se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para “cobrar melhorias” nos serviços prestados à população. A publicação, no entanto, soa mais como encenação do que como cobrança efetiva: a secretária de Saúde do município é ninguém menos que sua nora.
Na foto que acompanha o texto institucional, além da prefeita e da secretária — visivelmente próximas —, também aparece o chefe de gabinete do município, que é o próprio filho da prefeita e marido da secretária. Ou seja: uma mesa de gestão familiar discutindo problemas graves da saúde pública da cidade.
Enquanto isso, o que se vê nos postos de saúde e na UPA de Palmeira dos Índios é uma rotina de filas, escassez de medicamentos, exames que demoram meses para serem marcados, e denúncias de mau atendimento. A população, que depende exclusivamente do SUS, enfrenta um cenário caótico — contrastando com a reunião protocolar registrada em foto e texto oficial.
Desculpa esfarrapada
Até o momento, a prefeitura não recebeu emendas parlamentares para iniciar a gestão de recursos e avançar em áreas prioritárias. “A Saúde é uma delas. Estamos trabalhando no limite de recursos, mas temos emendas que ainda não entraram e que vão nos ajudar a sair do sufoco. Sabemos que a Saúde é a nossa prioridade e pedi à minha equipe maior rapidez nos processos para a compra de medicamentos e insumos, além de exames de maior urgência para a população”, esclareceu a prefeita Tia Júlia.
Estiveram presentes à reunião, além dos parentes da prefeita Zoé Feitosa e o chefe de gabinete Rodrigo Barros, a vice-prefeita Sheila Duarte, os secretários municipais de Saúde, de Gestão Pública e Patrimônio Cinara Barbosa, de Fazenda Gutemberg Santos, o procurador-geral Klenaldo Oliveira e o assessor Jadson Alves.
A tentativa da prefeita de posar como gestora exigente soa, para muitos, como tentativa de manter a aparência. Afinal, quando se “cobra” da própria família, não se corrige — se disfarça.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

