Internacional
Rubio: EUA vão revogar 'agressivamente' vistos para estudantes chineses
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse nesta quarta-feira (26) que revogará "agressivamente" os vistos de estudantes da China. Mais cedo o governo anunciou que suspendeu os agendamentos de novos vistos para estudantes e intercambistas.
Dados do próprio governo norte-americano apontam que esses estudantes oriundos da China representam as principais fontes de receita das universidades americanas.
Em comunicado, ele destacou que a represália vai priorizar estudantes com conexões com o Partido Comunista Chinês ou que estudam em áreas críticas.
"Também revisaremos os critérios de visto para aprimorar o escrutínio de todos os futuros pedidos de visto da República Popular da China e de Hong Kong".
Universidades como Harvard reagiram com protestos. Alunos internacionais representam mais de 25% da comunidade acadêmica da instituição.
A justificativa da gestão de Donald Trump é que as universidades do país são coniventes com o antissemitismo e com atuações do Partido Comunista Chinês.
Mais cedo, os EUA anunciaram que vão restringir vistos a autoridades estrangeiras que cerceiem a liberdade de expressão dos norte-americanos.
No Brasil, a iniciativa foi vista como um recado ao ministro do STF Alexandre de Moraes. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que decisão de conceder, ou não, vistos à estrangeiros é "exclusivamente" da alçada do país que o emite.
Ontem, o governo americano anunciou que vai verificar as redes sociais de todos estrangeiros que se candidatarem a estudar nos Estados Unidos para garantir que não representem uma ameaça para o país.
O Ministério das Relações Exteriores da China declarou que Pequim solicitou a Washington que "salvaguardasse os direitos e interesses legítimos dos estudantes internacionais".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5BALANÇO
American Airlines lucra mais que o esperado, mas receita decepciona; ação cai 4% no pré-mercado

