Alagoas
'Erro de cálculo': professor afirma que política dos EUA na Ucrânia aproximou Rússia e China
As ações erradas dos EUA na Europa e, em particular, na Ucrânia permitiram a aproximação entre a Rússia e a China, afirmou o cientista político e especialista em relações internacionais norte-americano, professor John Mearsheimer.
Mearsheimer destacou que o conflito ucraniano prejudica Washington por dois motivos: os EUA não podem se concentrar na região asiática e, ao mesmo tempo, a Rússia e a China estão fortalecendo seus laços.
"É completamente irracional continuarmos com o conflito [ucraniano] e, portanto, estamos em uma triste situação", ressaltou o analista.
Segundo o professor, Washington teme uma aliança entre Moscou e Pequim, mas o erro de cálculo na questão da Ucrânia piorou muito a situação.
Portanto, continuou, em vez de voltar sua atenção para a China, os Estados Unidos provocaram a Rússia, que não ameaçava a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
"Fizemos todos os esforços para provocar a Rússia, que não era uma ameaça para a Europa e a OTAN, e agora elas [a Rússia e a China] estão mais próximas do que nunca", finalizou.
Ontem (29), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o Ocidente promove a falsa tese de que os conflitos entre grandes potências são inevitáveis. Lavrov citou as relações entre a Rússia e a China como exemplo e enfatizou que a interação entre os dois vizinhos está em um nível mais alto de toda a história secular das relações entre os dois países.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


