Alagoas
Alagoas reforça papel de liderança na regularização ambiental durante evento em Brasília
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) apresentou a experiência do estado com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) durante o 2º Encontro Nacional da Regularização Ambiental, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em Brasília.
Com o tema “Conservar e Recuperar para Valorizar”, o evento reúne representantes de secretarias de Meio Ambiente de todo o país e segue até sexta-feira (30), debatendo estratégias para o avanço da regularização ambiental no Brasil.
A coordenadora do CAR em Alagoas, Isabel Nepomuceno, apresentou os resultados alcançados por meio de arranjos institucionais e parcerias que têm impulsionado as análises e retificações do cadastro no estado.

“Temos trabalhado para tornar o Cadastro Ambiental Rural uma ferramenta cada vez mais eficiente e acessível aos proprietários rurais. Os arranjos institucionais e as parcerias que firmamos têm sido fundamentais para acelerar as análises e garantir a qualidade das informações. Participar deste evento é uma oportunidade importante para compartilhar nossa experiência e aprender com as iniciativas de outros estados”, destacou Isabel.
Entre os destaques da apresentação está a aprovação do projeto “CAR: ferramenta de gestão ambiental nos municípios de Alagoas”, que tem acelerado a análise dos cadastros no estado.
Também foi mencionado o Projeto Retificar, realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Sistema Faeal/Senar) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que oferece gratuitamente aos proprietários rurais a possibilidade de corrigir e atualizar os dados do CAR.
O evento reforça a importância da troca de experiências entre os estados e do aprimoramento das ferramentas de gestão ambiental como caminho para a efetiva implementação do Código Florestal. Além disso, a participação do IMA evidencia o papel de Alagoas como referência no avanço da regularização ambiental rural.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


