Alagoas
IMA participa das celebrações pelos 40 anos da Abema em São Paulo
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) participa, em São Paulo, das comemorações pelos 40 anos de atuação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A celebração ocorre durante o Congresso Ambiental (CAMBI 2025), entre os dias 28 e 30 de maio, reunindo representantes de órgãos ambientais de todo o país para discutir experiências, inovações e os desafios futuros do setor.
Representam o IMA/ AL, o presidente do Conselho de Administração, Flávio Barbosa Júnior; o presidente do órgão, Gustavo Lopes; o diretor executivo, Ivens Leão; e o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande. Flávio Barbosa Júnior destaca o papel estratégico da Abema no fortalecimento da política ambiental nos estados.
“A Abema é uma rede essencial, que apoia tecnicamente os órgãos estaduais e fortalece a atuação conforme a legislação ambiental”, afirma. O presidente do IMA/ AL, Gustavo Lopes, ressalta os desafios regionais e a importância de estratégias modernas. “Cada Estado enfrenta realidades distintas. Em Alagoas, criamos uma gerência específica para mudanças climáticas e avançamos, com apoio do governo Paulo Dantas e em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que valoriza economicamente a natureza e incentiva quem preserva”, explica.
A participação do IMA/ AL reforça o compromisso do órgão com a troca de experiências e o fortalecimento da gestão ambiental. A Abema, ao longo de quatro décadas, se consolida como referência nacional, articulando os estados, influenciando políticas públicas e promovendo a integração para a efetiva proteção ambiental no País.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


