Alagoas
Hospital de Emergência do Agreste inicia nova fase do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos
O início do Módulo 2 do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP) no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi marcado por dois dias intensos de trabalho. A nova etapa contou com a presença da equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês, uma das instituições responsáveis pela execução do projeto, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Nesta fase, os documentos elaborados durante o Módulo 1 saem do papel e passam a ser aplicados no cotidiano da unidade. “Estamos iniciando o Módulo 2, que tem como principal foco a capacitação das equipes e a implementação dos processos que foram construídos ou atualizados na etapa anterior”, explicou o enfermeiro Bruno Castro, do Hospital Sírio-Libanês.
O HEA integra o ciclo longo do projeto, o que permite uma atuação mais aprofundada nas rotinas hospitalares. De acordo com Bruno Castro, o momento é de alinhamento entre os setores e acompanhamento técnico da execução dos novos fluxos de trabalho.
Para a farmacêutica Lays Murta, também integrante da equipe do Sírio-Libanês, esta etapa exige presença ativa nas áreas assistenciais. “Agora a gente parte para a implementação dos documentos. Teremos visitas presenciais e telemonitoramento com foco nas áreas estratégicas. Mais adiante, vamos realizar uma simulação com a mesma ferramenta usada no início do projeto, para avaliar os avanços dentro do próprio Módulo 2”, detalhou.
Entre os setores acompanhados estão o Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Enfermaria, Farmácia, Engenharia Clínica, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Este módulo prevê mais duas visitas presenciais da equipe técnica do Sírio-Libanês, além de encontros virtuais e orientações personalizadas conforme as necessidades identificadas no HEA.
Qualificação Contínua
Julyanna Bernardino, nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HEA, destacou a importância da qualificação contínua. “O foco neste módulo é a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas estratégicas, mas o impacto se estende a todo o hospital. São diversas frentes sendo trabalhadas, sempre com o objetivo de fortalecer as práticas e melhorar os processos assistenciais”, pontuou.
A coordenadora de enfermagem da Emergência do HEA, Edjane Negrão, também acompanhou as atividades e ressaltou o envolvimento das equipes. “Estamos todos comprometidos com essa reestruturação. A dedicação dos profissionais tem sido visível em cada etapa do projeto. O nosso esforço conjunto tem um propósito claro: alcançar uma qualidade ainda maior na assistência prestada à população”, afirmou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


