Variedades
Centro Pompidou adquire obras dos irmãos Campana
O Centro Pompidou vai adquirir cerca de 70 obras e documentos dos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana, anunciaram, ontem, 30, o estúdio dos dois irmãos e o museu parisiense de arte moderna.
"Recebi com alegria a confirmação do Centro Pompidou sobre a aquisição de nossas obras para sua coleção", declarou em comunicado Humberto Campana, o mais velho, nascido em 1953. Seu irmão mais novo faleceu em 2022.
"No início de 2025, o Studio Campana, assim como editores e a galeria Friedman Benda, doaram à coleção de design do Centro Pompidou cerca de 70 obras, acompanhadas de um conjunto de cerca de 20 cadernos de esboços", informa o site do Centro Pompidou.
Os brasileiros são descritos como "figuras importantes do design contemporâneo".
"Extraindo referências de todos os campos da arte, eles contribuíram para a transformação da linguagem do design contemporâneo por meio de sua abordagem de reaproveitamento ou de sua visão animista do objeto, marcada pela cultura brasileira", acrescenta o museu.
Cadeiras como a "Cone", "Banquete" e "Sushi" fazem parte da aquisição. O Studio Campana informou que a operação se tornou viável por contribuições de empresas patrocinadoras "como Edra, Louis Vuitton, Alessi e Bernardaud".
O anúncio foi feito dois dias após a assinatura de um protocolo de acordo para a abertura de um Centro Pompidou em Foz do Iguaçu, no Paraná, próximo às fronteiras com o Paraguai e a Argentina. A inauguração está prevista para novembro de 2027.
O ano de 2025 será marcado por uma "temporada França-Brasil", com uma programação cultural que celebra a cooperação entre os dois países.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana

