Internacional
China: EUA estão transformando Ásia-Pacífico em um 'barril de pólvora'
Os EUA estão criando tensões na região da Ásia-Pacífico, transformando a zona em um “barril de pólvora”, aponta uma declaração no site do Ministério das Relações Exteriores da China.
A entidade diplomática chinesa comentou no domingo o discurso do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, na conferência de segurança Shangri-La Dialogue, em Cingapura.
"Os Estados Unidos são, de fato, um país hegemônico no verdadeiro sentido da palavra e também o principal fator que mina a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico. Buscando prolongar sua hegemonia, os EUA estão promovendo a chamada 'Estratégia do Indo-Pacífico', implantando armas ofensivas no mar do Sul da China, incitando e criando tensão na região, transformando a região em um 'barril de pólvora' e causando profunda preocupação dos países da região", disse um representante oficial da chancelaria chinesa.
Além disso, observando que a questão de Taiwan é exclusivamente um assunto interno da China, o representante oficial afirmou que nenhum país tem o direito de intervir nela, escreve Xinhua.
Pequim apela aos EUA a cumprirem o princípio de Uma Só China e as disposições dos três comunicados conjuntos sino-americanos com ações práticas, bem como a pararem de apoiar e encorajar as forças separatistas que defendem "a independência de Taiwan", disse o diplomata.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


