Alagoas
Sesau inaugura Sala Lilás no Hospital Ib Gatto Falcão nesta segunda-feira
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inaugura, nesta segunda-feira (2), às 9h, a Sala Lilás do Hospital Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo. A ação representa um marco significativo nas políticas de proteção social e saúde pública do município e do Estado de Alagoas.
A Sala Lilás ficará vinculada à Rede de Atenção às Violências (RAV), assim como já ocorre nas demais unidades hospitalares que mantêm o serviço, como o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela representa um espaço voltado ao acolhimento humanizado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual
Para realizar a abertura da Sala Lilás do Hospital Ib Gatto Falcão, técnicos da RAV realizaram inspeções técnicas nas instalações, com o objetivo de estabelecer os fluxos de atendimento previstos, avaliar as condições estruturais e oferecer orientações para os ajustes finais do espaço. Durante as visitas, foram destacados os protocolos de acolhimento, a capacitação da equipe e o compromisso com a escuta qualificada.
A superintendente de Estratégias Hospitalares da Sesau, Sayonara Gomes, enfatizou que a implantação da Sala Lilás representa um avanço concreto no enfrentamento da violência e na ampliação da rede de cuidado às vítimas. “A implantação da Sala Lilás fortalece as políticas públicas de saúde e assegura que mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência tenham acesso a um atendimento seguro, sigiloso e acolhedor”, afirmou.
Já Laura Bezerra, supervisora da RAV, destacou o caráter estratégico do novo espaço. “A Sala Lilás simboliza uma nova forma de atender, com sensibilidade e agilidade. Estamos formando profissionais preparados para lidar com situações de vulnerabilidade de maneira ética e resolutiva”, disse.
Estrutura
A unidade contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos, assistentes sociais e enfermeiros, todos capacitados para oferecer suporte integral às vítimas. A formação da equipe foi conduzida por profissionais da RAV, com foco em práticas humanizadas.
O diretor do Hospital Ib Gatto Falcão, Graciliano Ramos, ressaltou a importância da nova unidade. “Queremos ser referência não apenas pela excelência técnica, mas, sobretudo, pelo cuidado com o ser humano. A Sala Lilás será um espaço de escuta e reconstrução da dignidade de quem mais precisa”, ressaltou
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


