Internacional
Brasil volta a criticar ações de ocupação de Israel na Palestina
O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota neste domingo (1º) em critica a 'anexação' israelense do território palestino.
Na última quinta-feira (29), o Estado israelense aprovou 22 novos assentamentos na Cisjordânia, território reconhecido internacionalmente como parte integrante do Estado da Palestina.
Em nota, o Itamaraty afirmou que a decisão constitui "flagrante ilegalidade perante o direito internacional", além de contrariar o parecer da Corte Internacional de Justiça de 19 de julho de 2024.
"Que considerou ilícita a contínua presença de Israel no território palestino ocupado e concluiu ter esse país a obrigação de cessar, imediatamente, quaisquer novas atividades em assentamentos e de evacuar todos os seus moradores daquele território."
No comunicado, o governo brasileiro afirma que as "recorrentes medidas unilaterais" de Israel comprometem a implementação da solução de dois Estados.
No último dia 25 de maio, o chanceler Mauro Vieira participou do Grupo de Madri, encontro na capital espanhola que reuniu países comprometidos com a solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino.
"O Brasil reconhece o Estado palestino desde 2010 e defende solução de dois estados, com Estado da Palestina independente e viável, coexistindo lado a lado com Israel, nas fronteiras de 1967, incluindo a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, com capital em Jerusalém Oriental", afirmou o ministério em nota
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová

