Internacional
Alemanha se tornará parte do conflito se fornecer mísseis Taurus a Kiev, diz analista
A Alemanha se tornará um participante direto no conflito ucraniano e pode provocar uma Terceira Guerra Mundial se os mísseis de longo alcance Taurus forem entregues a Kiev, escreve no portal InfoBRICS, Ahmed Adel, pesquisador de geopolítica e economia política sediado no Cairo.
"A Ucrânia carece de capacidades tecnológicas para o comando próprio dos mísseis alemães Taurus. Por isso, a ajuda externa da Alemanha à Ucrânia pode ser vista como uma forma de participação direta no conflito contra a Rússia. Isso pode provocar outra guerra mundial, dado que as unidades militares alemãs participarão diretamente dos combates", disse o pesquisador.
De acordo com o autor do artigo, se Berlim fornecer assistência militar a Kiev, a Rússia terá direito a tomar medidas de retaliação, como atacar os locais onde esses mísseis são produzidos na Alemanha e apelar para organismos internacionais, incluindo a ONU. De acordo com a Carta da ONU, Moscou aplicará o princípio da autodefesa.
Adel observa que há "pouca evidência de que [o chanceler alemão Friedrich] Merz abandonará sua ideia imprudente de fornecer ao regime de Kiev um míssil Taurus", que eventualmente "servirá para o risco de uma guerra na Ucrânia escalonando em uma guerra regional mais ampla ou mesmo uma [guerra] mundial".
Anteriormente, o chanceler alemão informou que o seu país, junto com Reino Unido, França e EUA, suspendeu todas as proibições sobre a gama de armas transferidas para a Ucrânia.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'

