Geral
Erupção no Etna foi 'concluída', mas monitoramento continua
Parâmetros de controle no vulcão voltaram a subir, segundo INGV
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália confirmou nesta terça-feira (3) o fim da imponente erupção que atingiu o Monte Etna, na Sicília, na última segunda (2), porém assegurou que o monitoramento do vulcão continua "24 horas por dia".
Vídeos do fenômeno mostram o desmoronamento de uma enorme quantidade de material vulcânico na face sudeste do Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa, com 3,4 mil metros de altitude, gerando uma nuvem de fumaça que rapidamente cobriu a montanha e atingiu vários quilômetros de altura.
Apesar de impressionante, a erupção não deixou vítimas nem causou danos nas cidades dos arredores.
"A fase eruptiva de ontem pode ser considerada concluída, mas os parâmetros de controle do Etna estão subindo de novo. Continuamos a monitorar o vulcão 24 horas por dia", disse o diretor do Observatório Etneo do INGV, Stefano Branca.
Os parâmetros em questão se referem aos fluxos magmáticos internos, que estavam muito elevados durante a erupção, mas depois caíram drasticamente, antes de voltar a subir para patamares "médio-altos" nesta terça.
De acordo com ele, na madrugada de segunda-feira, antes da erupção, um software captou que os parâmetros haviam superado o nível de alerta e enviou um aviso automático à Defesa Civil, que fechou o Vídeos também mostram excursionistas correndo após o surgimento da enorme nuvem de fumaça no Etna, mas, na prática, esses indivíduos estavam em uma parte segura da montanha, uma vez que a erupção englobou a região do cume do vulcão e "zonas desérticas".
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
