Alagoas
Mais de 81 mil títulos eleitorais foram cancelados em Alagoas
Mais de 81 mil alagoanos e alagoanas estão com o título eleitoral cancelado porque não votaram e nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições. Para se regularizar, o eleitor deve acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), clicar na aba de serviços eleitorais, e acessar o Título Net para emitir a guia de pagamento de multas e fazer sua solicitação de regularização.
As estatísticas do Tribunal apontam que, em Alagoas, 81.944 eleitores e eleitoras precisam regularizar sua situação até maio de 2026, quando acontece o fechamento do cadastro antes das eleições gerais de outubro. A procura pela regularização antes deste prazo garante um atendimento mais ágil, sem o enfrentamento de filas.
Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título e queira consultar sua situação eleitoral, pode fazer o download gratuito do aplicativo e-Título, que disponibiliza para smartphones todas informações do cadastro do eleitor, inclusive com informações sobre locais de votação e a emissão automática da certidão de quitação eleitoral. No aplicativo, aparecerá se o eleitor está em situação irregular ou regular com a Justiça Eleitoral.
Se estiver irregular, basta acessar o site www.tre-al.jus.br e abrir a página “Autoatendimento do eleitor (Título NET)”, clicar em “Título Eleitoral”, e em seguida em “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Basta seguir o passo a passo, emitir e pagar as multas e, posteriormente, preencher o formulário para a regularização. A análise da solicitação por parte da Justiça Eleitoral dura em média cinco dias úteis.
Entre os impedimentos para o eleitor que não regularizar sua situação estão: obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em concurso público, matrícula em universidades, obter empréstimos bancários, entre outros.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas

