Alagoas
Nutricionista do Hospital da Criança orienta sobre os cuidados para evitar a obesidade infantil
Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde apontam que, a cada sete crianças brasileiras, uma está com excesso de peso ou obesidade. Situação que pode ser evitada, segundo a nutricionista Fernanda Duarte, do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, por meio da adoção de medidas simples.
Conforme a especialista, os pais devem incentivar as crianças a incluir frutas, verduras e alimentos naturais no cardápio cotidiano, evitando os alimentos ultraprocessados.
Também é necessário criar o hábito da prática de exercícios físicos regulares. Outro fator importante nos dias atuais é limitar o tempo de uso de telas, bem como, cuidar da saúde emocional das crianças.
"A obesidade infantil é caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo da criança. Isso acontece pelo desequilíbrio entre a quantidade de energia consumida, através dos alimentos, e a quantidade de energia gasta nas atividades físicas diárias. Má alimentação, produtos industrializados, doces, frituras e refrigerantes, sedentarismo, fatores genéticos, hormonais e emocionais, falta de atividade física e excesso de telas”, explica Fernanda Duarte.
 (1).jpeg)
Manifestações clínicas e ajuda
A nutricionista do Hospital da Criança de Alagoas salienta que a obesidade pode vir acompanhada de pressão alta, diabetes, colesterol e triglicerídeos altos, gordura no fígado, dificuldades para dormir, dores nas articulações e manchas escuras na pele.
"Por isso é importante que os pais e responsáveis procurem ajuda de especialistas para dar uma melhor qualidade de vida para os seus filhos", orienta.
No Hospital da Criança de Alagoas, o público infantil pode ter acompanhamento com nutricionista, nutrólogo, psicólogo, pediatra ou psiquiatra no ambulatório.
Para ter acesso, é preciso marcar a consulta por meio do Sistema de Regulação na Unidade Básica de Saúde (UBSs) ou nas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


