Internacional
Entrada da Ucrânia na União Europeia 'sugará' todo o dinheiro do bloco, diz Orbán
A adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) prejudicará os europeus, pois Kiev "sugará" cada euro do bloco destinado ao desenvolvimento econômico europeu, afirmou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, nesta terça-feira (3).
"Para Bruxelas, a adesão da Ucrânia [à UE] é uma questão vital, é uma cobertura política para os danos e um bom acordo em meio a uma guerra perdida. Mas esse acordo prejudicará as famílias europeias. A Ucrânia sugará cada euro, cada florim [moeda húngara] e cada zloty [moeda da Polônia] que gastamos no fortalecimento das famílias europeias, dos agricultores europeus e da indústria europeia", disse Orbán nas redes sociais.
O primeiro-ministro húngaro também chamou os planos de Bruxelas de aceitar a Ucrânia na UE de "delirantes".
Em março, o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, afirmou que a Hungria não concordaria com nenhuma medida para a adesão da Ucrânia à UE até que os direitos da minoria húngara na região ucraniana da Transcarpátia fossem restaurados.
Segundo Orbán, o verdadeiro objetivo da União Europeia não é ajudar a Ucrânia, mas colonizá-la, e forçar Kiev a continuar o conflito é um dos métodos de colonização. Orbán enfatizou que a Hungria apoia a União Europeia, mas se opõe à integração europeia acelerada da Ucrânia, reiterando que Kiev jamais se juntará à comunidade sem o consentimento de Budapeste.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'

