Internacional
Trump assina decreto e aumenta tarifas sobre o aço e o alumínio para 50%
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (3) o decreto para dobrar as tarifas comerciais sobre aço e alumínio para 50%. A medida começa a valer a partir de amanhã (4).
"Consequentemente, determinei que é necessário e apropriado aumentar a alíquota tarifária para importações de artigos de aço e derivados de aço, e artigos de alumínio e derivados de alumínio, de 25% ad valorem para 50% ad valorem, com efeito a partir da 00h01 (horário local) de 4 de junho de 2025", diz o documento publicado no site da Casa Branca.
Além disso, Trump também decidiu impor um regime diferente para importações de produtos de aço e alumínio e seus derivados do Reino Unido, a partir de um acordo assinado entre os dois países. Com isso, as tarifas para o Reino Unido permanecem em 25%.
O decreto confirma o anúncio feito pelo presidente americano na última sexta-feira (30), quando prometeu o aumento das tarifas e justificou como proteção a indústria siderúrgica dos EUA.
As tarifas sobre o aço e o alumínio já estão em vigor desde o dia 12 de março, após decreto assinado pelo presidente americano naquela oportunidade.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'


