Geral
STF retoma julgamento sobre Marco Civil da Internet nesta quarta
Baixar
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira (4) o julgamento sobre o Marco Civil da Internet. São dois recursos que questionam o Marco Civil e que tratam de redes sociais. Da responsabilização das plataformas digitais e das big techs por conteúdos ilegais postados pelos usuários. E também sobre a remoção sem ordem judicial de material ofensivo ou que incite o ódio.


Esse julgamento foi suspenso, em dezembro do ano passado, após pedido de vista do ministro André Mendonça. Mas três ministros já votaram pela inconstitucionalidade: o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; o relator, ministro Dias Toffoli; e o ministro Luiz Fux, que defenderam a responsabilização das redes sociais pelas postagens criminosas e a retirada desse tipo de conteúdo a partir da notificação extrajudicial.
O caso chegou à Suprema Corte a partir de um recurso do Facebook, contra a exclusão de um perfil falso, e um outro do Google, contra a retirada de uma comunidade do Orkut criada para ofender uma pessoa.
Atualmente, o Marco Civil da Internet exige ordem judicial prévia e específica de exclusão de conteúdo para a responsabilização das plataformas digitais por conteúdos ilegais de terceiros.
Justiça Julgamento foi suspenso em dezembro de 2024 Brasília 04/06/2025 - 09:33 Leila dos Santos / Marizete Cardoso Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional stf Marco Civil da Internet quarta-feira, 4 Junho, 2025 - 09:33 1:16
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
