Internacional
Líder supremo do Irã critica proposta dos EUA, mas não rejeita a ideia de um acordo nuclear
O líder supremo do Irã criticou nesta quarta-feira, 4, uma proposta inicial dos Estados Unidos nas negociações sobre o programa nuclear de Teerã, embora não tenha rejeitado totalmente a ideia de um acordo com Washington.
Os comentários do aiatolá Ali Khamenei deram cor à linha vermelha expressa nos últimos dias - uma linha que diz que o país se recusa a desistir do enriquecimento de urânio em qualquer possível acordo com os EUA.
Essa exigência tem sido feita repetidamente por autoridades americanas, incluindo o presidente Donald Trump, embora ainda não esteja claro o quanto o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, a mencionou em sua proposta inicial.
Mas o que Khamenei não disse em seu discurso também é importante. Ele não rejeitou as conversações, que o Irã considera cruciais para que sua economia possa suspender algumas das esmagadoras sanções econômicas que enfrenta.
O líder supremo não insistiu em nenhum nível específico de enriquecimento nuclear. Atualmente, o país enriquece urânio em até 60% - um passo curto e técnico em relação aos níveis de grau de armamento.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


