Brasil
EUA vetam nova resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre cessar-fogo permanente em Gaza
Os Estados Unidos vetaram nesta quarta-feira (4) uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia cessar-fogo permanente em Gaza e fim das restrições à ajuda humanitária. Dentre os 15 membros do CSNU, eles foram os únicos a rejeitar a proposta.
A resolução, uma iniciativa dos dez integrantes não permanentes do conselho, pedia um "cessar-fogo imediato, total e permanente" e exigia que Israel não impedisse a chegada de ajuda humanitária no território.
"O projeto de resolução não foi adotado devido ao voto negativo de um membro permanente do Conselho", disse Carolyn Rodrigues-Birkett, embaixadora da Guiana nas Nações Unidas e presidente pro tempore do Conselho de Segurança da ONU, após a votação.
Apesar do apoio quase unânime, com 14 votos favoráveis, o veto norte-americano foi suficiente para derrubar a proposta. Segundo a embaixadora dos EUA na ONU, Dorothy Shea, Washington se opôs porque a resolução não condenava o Hamas nem exigia sua saída de Gaza."Os Estados Unidos têm sido claros de que não apoiaríamos qualquer medida que não condene o Hamas e não exija que o Hamas deixe Gaza", disse Shea em seu discurso antes da votação.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
5MACEIÓ
Saúde da Gente leva atendimentos ao Petrópolis nesta segunda-feira (7)

