Internacional
Restrições da China às exportações de minerais essenciais deixarão o Ocidente sem fôlego
Em meio à disputa comercial com os EUA, a China reforçou os controles de exportação de metais de terras raras, essenciais para tudo, desde smartphones e carros elétricos até equipamentos militares.
A repressão da China às exportações de terras raras, como retaliação às restrições tecnológicas dos EUA e de seus aliados, vai abalar as cadeias de suprimentos globais, especialmente para as montadoras, disse Peter Arkell, presidente da Associação Global de Mineração da China, à Sputnik.
Com a necessidade de novas licenças de exportação, as linhas de produção Just-in-Time (produção sob demanda) no Ocidente "ficarão sem fôlego", observou ele.
Arkell arriscou dizer que as empresas europeias e norte-americanas que dependem desses componentes estarão "amaldiçoando as políticas tarifárias que deram início a esse confronto comercial retaliatório".
Por décadas, as gigantes automotivas ocidentais criaram raízes profundas na cadeia de suprimentos da China – incluindo os ímãs pesados e outros componentes derivados do processamento de minerais de terras raras.
O domínio da China neste campo – construído ao longo de 25 anos – não pode ser substituído da noite para o dia. Reconstruir essa capacidade internamente exigiria investimentos massivos, pesquisa e desenvolvimento (P&D) rigoroso e padrões ambientais mais rigorosos – nenhum dos quais é rápido ou barato.
"Portanto, se um dos objetivos das tarifas de Trump é proteger a indústria manufatureira americana, será uma estratégia vazia se os componentes essenciais produzidos na China não puderem ser produzidos internamente", resumiu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


