Alagoas
APA Costa dos Corais é ampliada em cerimônia do Governo Federal pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
A ampliação da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais foi assinada em cerimônia nacional do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, representou o governador Paulo Dantas no evento, conduzido pelo presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Durante o evento, Alckmin assinou uma série de atos normativos voltados à proteção dos recursos naturais terrestres e marinhos, entre eles a ampliação da APA Costa dos Corais, que abrange os estados de Alagoas e Pernambuco. A medida acrescenta mais de 88 mil hectares de áreas marinhas à unidade de conservação, promovendo o fortalecimento da pesca artesanal, a valorização das comunidades tradicionais e o ordenamento do uso da zona costeira.
O secretário Gino César destacou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e o alinhamento com as diretrizes nacionais para o enfrentamento da crise climática. “O governador Paulo Dantas tem sido enfático ao reafirmar o compromisso de Alagoas com a preservação do meio ambiente e com políticas públicas que integrem sustentabilidade, inclusão e justiça social. Estar presente neste momento, ao lado do Governo Federal, simboliza nossa disposição de seguir avançando nessa agenda fundamental para o presente e o futuro das próximas gerações”, declarou Gino.
Entre os anúncios, também foi formalizado o repasse de R$ 825 milhões do Fundo Amazônia ao Ibama, por meio de contrato com o BNDES, ampliando a capacidade do órgão na fiscalização e na proteção ambiental. O presidente em exercício ainda reforçou a meta brasileira de reduzir entre 59% e 67% das emissões de gases de efeito estufa até 2035, destacando que o compromisso inclui não apenas o carbono, mas todos os gases poluentes.
A cerimônia também contou com as presenças do ministro João Paulo Capobianco (Meio Ambiente e Mudança do Clima, em exercício), do ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), da ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas), do ministro Jader Filho (Cidades) e da ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), entre outras autoridades.
Capobianco enfatizou que os atos assinados representam um compromisso concreto e renovado do Governo Federal com o enfrentamento da crise climática. Já a ministra Sônia Guajajara destacou o trabalho dos brigadistas e a queda do desmatamento, enquanto o ministro Jader Filho alertou para os impactos da crise climática nas periferias urbanas e defendeu cidades mais sustentáveis e resilientes.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'


