Brasil
Alcolumbre quer ampliar número de deputados e diz que não haverá gasto extra
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quinta-feira (5) que pretende colocar em votação o projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais.
A proposta já foi aprovada pela Câmara e, segundo Alcolumbre, não sofrerá alterações. O impacto previsto de R$ 64,6 milhões seria coberto com recursos já disponíveis no orçamento.
A medida atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que exigiu a readequação das cadeiras com base nos dados do Censo 2022. Para evitar perda de representatividade, o texto aprovado garante que nenhum estado terá cadeiras retiradas. A deputada Dani Cunha (União-RJ) é a autora da proposta que beneficia oito estados com aumento populacional, como Santa Catarina, Pará, Amazonas e Minas Gerais.
O Senado deve deliberar sobre o tema até 30 de junho. Se aprovada, a mudança valerá já para as próximas eleições. Alcolumbre afirmou que vai iniciar conversas com os senadores na próxima semana para garantir a votação da proposta ainda neste mês.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

