Brasil
Lula convidará Trump para a COP30 e diz que acordo Mercosul-UE responderia ao unilateralismo dos EUA
Em coletiva, presidente diz que a participação dos EUA na conferência é importante por se tratar de um país que polui muito o meio ambiente, e acrescenta que o pacto entre Mercosul e UE seria uma resposta de multilateralismo ao país norte-americano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (7) que vai ligar pessoalmente para o presidente dos EUA, Donald Trump, para convidá-lo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), marcada para novembro, em Belém.
"Vamos fazer um encontro separado de chefes de Estado de dois dias antes para aprofundar o debate. Se até perto [do evento] o Trump não confirmar que vem, eu, pessoalmente, vou ligar para ele e falar 'Ô, cara, Trump, a COP é aqui no Brasil, vamos discutir esse negócio'", disse o presidente em coletiva de imprensa em Paris.
Ele destacou a importância de incluir os EUA na conferência, enfatizando se tratar de um país muito rico, mas que já poluiu muito o meio ambiente. "E ainda polui. Então, como é que não vai participar?", questionou o presidente.
Lula está em visita oficial à França, onde desembarcou na última quarta-feira (4), para estreitar relações comerciais e políticas. Ele é recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com que teve uma coletiva conjunta na quinta-feira (5), na qual pediu para que o líder francês "abra seu coração" para a possibilidade de concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia, que tem na resistência da França o principal obstáculo para sair do papel.
Neste sábado, Lula tornou a defender o acordo, afirmando em coletiva que o pacto pode ser uma resposta "ao unilateralismo de Trump".
"Seria o acordo mais excepcional já feito neste começo de século, e seria uma resposta de multilateralismo a Trump", afirmou o presidente.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

