Variedades
82º Festival de Veneza homenageia Kim Novak com Leão de Ouro
Diva de Hitchcock é celebrada pelo conjunto de sua obra
O 82º Festival de Cinema de Veneza homenageará com o Leão de Ouro pelo conjunto da obra a atriz americana Kim Novak, famosa pela atuação em "Vertigo" ("Um Corpo que Cai"), de Alfred Hitchcock.
Durante a mostra, que ocorrerá de 27 de agosto a 6 de setembro, será lançado o documentário "Kim Novak's Vertigo", de Alexandre Philippe, realizado em colaboração com a artista.
"Ela [Novak], que ascendeu ao papel de diva sem querer, foi uma das protagonistas mais queridas de uma época inteira do cinema de Hollywood, desde sua estreia casual em meados da década de 1950 até seu exílio prematuro e voluntário da 'prisão dourada de Los Angeles' [Hollywood], pouco tempo depois. Um sistema que a atriz nunca deixou de criticar, escolhendo papéis e até seu nome [artístico]", pronunciou Alberto Barbera, diretor artístico da mostra, durante o anúncio da escolha da atriz, nascida Marilyn Pauline Novak, ao Leão de Ouro por sua carreira.
O diretor lembrou ainda que Novak, "independente e anticonformista, criou sua própria produtora e protestou contra o salário que recebia na época, inferior ao de atores homens".
Novak se tornou um dos principais nomes do cinema no final dos anos 1950 e início dos 1960, graças a filmes hoje considerados clássicos, como "Picnic" (1955), de Joshua Logan; "O Homem do Braço de Ouro" (1955), de Otto Preminger; "Meus Dois Carinhos" (1957), de George Sidney; e "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock, no qual ela interpreta dois personagens no papel de sua vida.
"O Leão de Ouro pelo conjunto da obra tem como objetivo homenagear uma estrela livre, uma rebelde no coração do sistema, que iluminou os sonhos da cinefilia antes de se aposentar em um rancho no Oregon para se dedicar à pintura e aos cavalos", concluiu Barbera.
"Estou muito, muito emocionada por receber este prestigioso prêmio de um festival cinematográfico tão respeitado", disse Novak. "Ser reconhecida por meu trabalho a essa altura da minha vida é um sonho realizado", acrescentou a atriz de 92 anos. "Conservarei na memória cada momento vivido em Veneza. Ficará para sempre no meu coração", concluiu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
5APREENSÃO
PM apreende arma e drogas durante ação em Olho D’Água das Flores

