Geral
Gripe aviária: Mato Grosso registra vírus em aves domésticas
Baixar
Mais um caso de gripe aviária em aves de subsistência, aquelas criadas para consumo familiar, foi detectado no país. Em nota divulgada no sábado (7), o Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a detecção do vírus da influenza aviária em uma criação de aves domésticas no município de Campinápolis, no estado de Mato Grosso.


Esse é o quarto foco da doença em aves desse tipo no país.
Notícias relacionadas:
- Ministro da Agricultura anuncia que foco de gripe aviária está contido.
- Combate à gripe aviária mostra eficiência do Brasil, diz ministro.
Segundo o Mapa, amostras de material das aves analisadas em laboratório deram positivo para a gripe aviária e neste domingo foram iniciadas as medidas de erradicação e as ações de vigilância em um raio de 10 km ao redor do foco.
A propriedade foi interditada, mas, de acordo com o Ministério da Agricultura, não há granjas comerciais no raio detectado, por isso o foco não traz restrições a exportações de produtos avícolas brasileiros. O consumo também permanece seguro.
Em nota publicada no site, o Ministério da Agricultura atualizou que até a última sexta-feira, 21 países suspenderam todas as importação de carne de aves do Brasil por causa do foco da gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
A pasta informou, ainda, que o estabelecimento já foi totalmente desinfectado e que se até o próximo dia 18, se não houver nenhum outro caso em granjas, o país pode se declarar livre da doença.
Saúde Vírus foi detectado em aves de consumo familiar em Campinápolis Rio de Janeiro Ministro da Agricultura anuncia que foco de gripe aviária está contido Combate à gripe aviária mostra eficiência do Brasil, diz ministro 09/06/2025 - 11:44 Fábio Cardoso / Liliane Farias Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Gripe Aviária Mato Grosso segunda-feira, 9 Junho, 2025 - 11:44 1:41
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
