Variedades
Documentário "Jornada das Folhas" estreia em Salvador
Baixar
"Sem folha não há orixá". O provérbio africano é ponto de partida para a Jornada das Folhas.


O documentário que estreia nessa terça-feira, 10 de junho, na sala Walter da Silveira, nos barris, em Salvador.
A obra percorre caminhos entre a mata, as feiras e os terreiros para mostrar quem coleta, vende e prepara as folhas utilizadas nos rituais do Candomblé, Ubanda e outras religiões de matriz africana.
Segundo a diretora Havena Maya, o filme é o primeiro de uma série chamada Economia do Sagrado e que mostra como esse saber ancestral, passado entre gerações, é também uma atividade econômica potente e subvalorizada.
“E para começar essa série documental, gente resolveu gravar esse primeiro documentário, que é o primeiro piloto, que é falando sobre essa jornada das folhas. Toda a cadeia produtiva, a cadeia de comércio que existe nas folhas que vem desde as catadoras, da coleta das folhas, e aí a gente está nesse mergulho junto com as catadoras de folhas da região de Simões Filho até essa venda e esse comércio das folhas nas feiras, nas principais feiras daqui de Salvador que é a Feira de São Joaquim e as Sete Portas.”
Ravena Maia é filha de santo há cinco anos e lembra que antes da iniciação religiosa desconhecia essa cadeia econômica e foi daí o pontapé para a produção.
“Eu chegava na feira de São Joaquim e não sabia absolutamente nada. Se o vendedor me desse qualquer outra coisa que não fosse aquele daquele nome, eu não ia saber. Então eu comecei a entender, a pesquisar esses conhecimentos e também a fazer essas associações pra mim. E a partir dessa minha experiência de comércio envolvida e dentro da religião, eu me conectei também com a história do meu aluno, que me contou sobre as catadoras, Thaílson Souza, que hoje ele faz parte do projeto também, ele é da equipe do projeto, é produtor. E eu também me uni ao meu irmão de santo, Emerson Quilendo, é um dos diretores, diretor de fotografia, e eu juntei com ele e falei vamos fazer, vamos pensar sobre isso, vamos pensar sobre essa relação da economia.”
Com direção de Ravena Maia e Emerson Quilendo, roteiro de Carla Pita e produção de Thaílson Souza, Jornada das Folhas vai ser exibido gratuitamente nesta terça-feira, 10 de junho, às 18 horas, na sala Walter da Silveira, nos barris. O filme conta com apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, de fomento ao setor cultural.
Cultura Filme percorre caminhos das folhas usadas em rituais religiosos Salvador 09/06/2025 - 13:12 Rádio Educadora de Salvador Lise Lobo - Rádio Educadora de Salvador Jornada das Folhas Salvador documentário segunda-feira, 9 Junho, 2025 - 13:12 3:03
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
5SAÚDE
Alagoas recebe 49 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas

