Internacional
Informações obtidas pelo Irã parecem ser de local de pesquisa nuclear de Israel, diz AIEA
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, disse que as informações de que o Irã alegou ter apreendido sobre o programa nuclear de Israel "parecem ter referência" ao Centro de Pesquisa Nuclear Soreq do país, a primeira confirmação fora de Teerã sobre o roubo.
"Vimos algumas reportagens na imprensa. Não tivemos nenhuma comunicação oficial sobre isso", disse Grossi a repórteres em Viena. "De qualquer forma, isso parece se referir ao Soreq, que é uma instalação de pesquisa que, aliás, inspecionamos. Não inspecionamos outras partes estratégicas do programa, mas esta parte nós inspecionamos", acrescentou, sem especificar onde obteve as informações.
O Soreq, localizado 20 quilômetros ao sul de Tel-Aviv, e um laboratório nacional de ciência nuclear estabelecido em Israel em 1958, dedicado às áreas de ciência nuclear, segurança radiológica e física aplicada.
A AIEA mantém um sistema de relatórios confidenciais para que as nações relatem incidentes de segurança envolvendo seus programas nucleares, e o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não respondeu imediatamente às declarações de Grossi. Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
5REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura

