Internacional
Governo Trump volta atrás e retoma emissão de vistos para estudantes de Harvard, após decisão judicial
O Departamento de Estado dos EUA encerrou a restrição de vistos para estudantes estrangeiros da universidade de Harvard, após determinação da Justiça.
Postos diplomáticos ao redor do mundo foram orientados a retomarem o processamento de vistos para estudantes e visitantes de intercâmbio da instituição, após uma juíza suspender a mais recente tentativa do presidente Donald Trump de impedir a vinda de estudantes internacionais.
Na semana passada embaixadas e consulados foram instruídos a recusar os pedidos de visto de estudantes e pesquisadores com destino a Harvard. Porém, na última sexta-feira (6), a juíza Allison Burroughs suspendeu, por meio de uma ordem de restrição temporária, os efeitos da proclamação de Trump até que o caso seja julgado.
"Com efeito imediato, as seções consulares devem retomar o processamento dos vistos de estudantes e visitantes de intercâmbio da Universidade de Harvard [...] nenhuma dessas solicitações deve ser recusada", diz a diretriz assinada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
Entretanto, Harvard já havia informado à juíza Burroughs que solicitantes de visto para a universidade estavam encontrando dificuldades em retirar seus vistos em consulados estrangeiros, antes mesmo da proibição da semana passada.
De acordo com a decisão da juíza, a diretriz de Trump de proibir a entrada desses estudantes no país pelos próximos seis meses causaria "dano imediato e irreparável" antes da análise do caso pela Justiça.
O governo Trump e a universidade iniciaram uma batalha judicial sobre financiamento e a proibição de matrículas em meados de maio. Preocupações com a segurança nacional é a justificativa do governo para a proibição dos vistos.
O presidente dos EUA também acusa Harvard de ser conivente com estudantes que praticaram suposto antissemitismo durante os protestos e acampamentos da primavera de 2024 contra a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza.
O secretário de Estado Marco Rubio também anunciou recentemente que lançaria uma retirada "agressiva" de vistos para estudantes da China, sob a justificativa de proteger o país de possível espionagem.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
5REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura


