Internacional
PIB da Arábia Saudita sobe 3,4% no 1º trimestre puxado por atividades não relacionadas ao petróleo
O Produto Interno Bruto (PIB) da Arábia Saudita cresceu 3,4% em comparação com o mesmo período de 2024, apontou nesta segunda-feira (9) o relatório da Autoridade Geral de Estatísticas do Reino (GASTAT, na sigla em inglês). A principal novidade é que o setor não petrolífero foi o principal motor de crescimento.
"O PIB real registrou uma taxa de crescimento de 3,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024, impulsionado por um crescimento de 4,9% nas atividades não relacionadas ao petróleo, além de um crescimento de 3,2% nas atividades governamentais, enquanto as atividades petrolíferas apresentaram queda de 0,5%. Por sua vez, o PIB real ajustado sazonalmente subiu 1,1% em relação ao quarto trimestre de 2024", informou o relatório.
De acordo com os dados, a contribuição do setor não petrolífero para a taxa de crescimento do PIB foi de 2,8 pontos percentuais em termos anualizados. O setor público e os impostos também contribuíram positivamente com 0,5 e 0,2 ponto percentual, respectivamente.
Ao mesmo tempo, a indústria petrolífera teve uma contribuição negativa de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2024.
Entre os setores da economia, os destaques de crescimento no primeiro trimestre foram registrados no comércio atacadista e varejista, restaurantes e setor hoteleiro, com alta de 8,4% em relação ao ano anterior.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura
-
5FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana


