Geral
Governo decreta situação de urgência em saúde pública em todo o país
Baixar
O prazo prolongado para o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) levou o Ministério da Saúde a publicar portaria que reconhece a situação de urgência em saúde pública em todo o país pelo período de dois anos.


São 370 mil óbitos por ano por doenças não transmissíveis relacionadas a atraso no diagnóstico. Os dados são do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. E a espera por procedimentos especializados no SUS se agravou na pandemia de Covid-19.
O reconhecimento da situação de urgência permite a adoção imediata, pelo governo federal, estados e municípios, das ações previstas no programa Agora Tem Especialistas. A ideia é ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera da população por consultas, exames e cirurgias, acelerando o diagnóstico de doenças como o câncer.
A portaria também garante mais agilidade na realização de pré-operatórios e de mais de 1,3 mil tipos de cirurgias, incluindo seis áreas prioritárias, entre elas cardiologia, ortopedia e oncologia, além de procedimentos de outras especialidades, como neurocirurgia e correção de hérnia.
Saúde Portaria vale por 2 anos; meta é reduzir fila de especialidades do SUS Brasília 10/06/2025 - 09:53 Sâmia Mendes/ Sumaia Villela Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional fila do SUS SUS situação de emergência em saúde pública Agora Tem Especialistas terça-feira, 10 Junho, 2025 - 09:53 1:26
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


