Geral
Campanhas reforçam conscientização sobre doação de sangue e anemia
Baixar
Duas importantes campanhas são realizadas este mês: Junho Laranja, que reforça a conscientização sobre anemia e leucemia, doenças que afetam diretamente a produção e a qualidade do sangue; e Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue.


No Brasil, estima-se que aproximadamente 1,8% da população doa sangue. O médico Luiz Amorim, diretor do Hemorio, avalia que o país tem potencial para aumentar esse percentual.
Felipe Mendes faz parte desse movimento coletivo de cuidado com o próximo: ele é doador e fala, com orgulho, desse gesto de solidariedade que começou por causa da avó, que estava doente.
Do lado de quem precisa está a Marília Lia, da Aliança Global da PTI, que aos 28 anos descobriu ter uma doença rara, a Trombocitopenia Imune, com sintomas que incluem hemorragias, devido ao baixo nível de plaquetas.
O sangue é vital para o funcionamento do corpo humano. E entre as doenças que podem afetar esse funcionamento estão a anemia, caracterizada pela redução de hemoglobina, substância que carrega o oxigênio para todas as células do corpo; e a leucemia, popularmente conhecida como câncer do sangue.
Por isso, ressaltam especialistas, campanhas como Junho Laranja e Junho Vermelho são fundamentais.
Então,14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Seja um doador. Lembrando que para doar sangue não é preciso estar em jejum. E quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, procure o hemocentro da sua cidade e faça a sua doação.
Saúde Duas campanhas importantes neste mês: Junho Vermelho e Laranja Rio de Janeiro 10/06/2025 - 09:17 Luana Lavoyer / Marizete Cardoso Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional junho laranja Junho Vermelho Leucemia Anemia Doação de Sangue terça-feira, 10 Junho, 2025 - 09:17 3:31
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


