Internacional
Trump diz que acordo comercial EUA-China está 'concluído', sujeito à aprovação dele e de Xi
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (11) que o acordo comercial EUA-China estava "concluído", aguardando sua aprovação final e do presidente chinês, Xi Jinping.
"Nosso acordo com a China está concluído, sujeito à aprovação final do presidente Xi [Jinping] e minha. Ímãs completos e quaisquer terras raras necessárias serão fornecidos antecipadamente pela China. Da mesma forma, forneceremos à China o que foi acordado, incluindo estudantes chineses que utilizam nossas faculdades e universidades (o que sempre me agradou!). Estamos recebendo um total de 55% de tarifas, enquanto a China receberá 10%", disse Trump no Truth Social.
Em uma aparição no podcast Pod Force One pouco antes, Trump disse que a China era "muito difícil de lidar".
"Eles estão um pouco mimados por terem tido tanto sucesso contra nossos negociadores", acrescentou.
A China e os Estados Unidos realizaram negociações comerciais e econômicas de alto nível em Genebra nos dias 10 e 11 de maio. As negociações foram coordenadas pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, pela parte chinesa, e pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, pela parte norte-americana.
Após as negociações, as partes afirmaram que haviam chegado a um acordo preliminar para reduzir as tarifas comerciais, que entraram em vigor em 14 de maio por 90 dias. As tarifas "recíprocas" entre os países seriam reduzidas para 10%. Como resultado, Pequim vai impor uma tarifa de 10% sobre as importações norte-americanas, enquanto Washington cobrará 30% sobre os produtos chineses, já que a tarifa de 20% sobre o "fentanil" permanece em vigor.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5ESPETÁCULO
Marco Nanini adota ponto eletrônico no teatro: 'Não está nada na ponta da língua'


