Geral
FAB faz exercício de apoio humanitário na Amazônia
Baixar
Começa nesta quarta-feira (11) um grande exercício de campanha da Força Aérea Brasileira, de apoio humanitário na região amazônica, no estado do Pará.


São 170 militares envolvidos para a realização de até mil atendimentos diários, incluindo especialidades médicas, exames e serviços de assistência social. O exercício coordenado pela Aeronáutica vai acontecer até o final de junho, com atuação direta a partir das cidades de Santarém, entre os dias 12 e 13; em Monte Alegre, de 16 a 19; e depois sobe até o município de Breves, na Ilha de Marajó.
As balsas da FAB partiram da capital paraense para início da missão no final de maio, levando toneladas de materiais e equipamentos, que compõem a estrutura de um hospital de campanha flutuante. A estrutura é a base para os atendimentos dado às comunidades ribeirinhas.
A ideia é reforçar a presença do Estado em áreas de difícil acesso, mas também treinar militares em ambiente operacional complexo, simulando situações reais de deslocamento e atendimento em áreas remotas.
Segundo o chefe do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro José Avellar, "mais do que um exercício militar", a ação vai "auxiliar as populações ribeirinhas carentes — não só com medicamentos, mas com orientações" e acolhimento.
A missão da FAB também conta com o apoio de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz, para prevenção e detecção de câncer de colo do útero, e a ONG Voluntários do Sertão, para atendimento médico-social.
Saúde Comunidades ribeirinhas do Pará receberão atendimentos médicos São Luís 11/06/2025 - 13:22 Rádio Nacional Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional FAB Apoio Humanitário Comunidades Ribeirinhas Pará Amazônia quarta-feira, 11 Junho, 2025 - 13:22 1:30
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


