Internacional
Irã não pretende desenvolver armas nucleares, afirma presidente
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta quinta-feira (12) que o país não pretende desenvolver armas nucleares, apesar da resolução anti-Irã votada pelo Conselho de Governadores da AIEA.
Em nota publicada pela agência de notícias oficial do Irã, SNN, Pezeshkian declarou que a ação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não deve desviar o país do "caminho que deseja seguir".
"Estas resoluções adotadas pela AIEA contra nós, estas resoluções e discussões, não podem nos desviar do verdadeiro caminho que desejamos seguir. Não buscamos e nunca buscaremos criar armas nucleares."
O Ministério das Relações Exteriores e a Organização para a Energia Atômica do Irã condenaram a resolução do Conselho de Governadores da AIEA, segundo a qual o país do Oriente Médio não cumpriria completamente as obrigações na esfera nuclear.
A Rússia criticou a medida da agência, alegando falta de compromisso ocidental com o acordo nuclear e classificando a decisão como desequilibrada e motivada politicamente.
"A resolução anti-iraniana foi adotada no Conselho de Governadores da AIEA por 19 votos a favor. Três países [Burkina Faso, China e Rússia] votaram contra. Onze governadores se abstiveram. Portanto, a resolução não obteve apoio amplo e convincente", disse o representante russo Mikhail Ulyanov no X.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4
Prefeitura pode pagar R$ 50 por mês por uso de bicicleta como transporte em SP
-
5EUA
Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel


