Esportes
Mundial de Clubes começa no sábado com premiação recorde
Megaevento nos Estados Unidos terá 32 participantes
Os Estados Unidos se preparam para receber a partir do próximo sábado (14) os jogos de 32 equipes das seis confederações internacionais que estão de olho no inédito troféu do novo Mundial de Clubes e na altíssima premiação em dinheiro que será concedida pela Fifa.
Além de fornecer um mês completo de futebol aos torcedores, com embates que até então seriam difíceis de imaginar na vida real, o megaevento servirá como um ensaio para a Copa do Mundo de 2026, pois vários estádios que serão protagonistas no próximo ano serão testados.
A partida inaugural está marcada para 14 de junho, no Hard Rock Stadium, em Miami, entre o Al Ahly, do Egito, e o anfitrião Inter Miami, que contará com o craque Lionel Messi em campo.
Para a Fifa, chefiada pelo ítalo-suíço Gianni Infantino, o evento esportivo concretiza uma ideia do cartola surgida há cerca de uma década que visava elaborar uma espécie de Copa do Mundo de times na qual iria "legitimar o verdadeiro campeão mundial".
Além dos números monstruosos de participantes e de bonificações, o torneio protagonizará as estreias da câmera corporal nos árbitros e a ajuda considerada revolucionária da Inteligência Artificial (IA) nos impedimentos.
O campeonato começará em um momento crítico para os clubes europeus, pois é final de temporada e muitas equipes já cortaram laços com a época anterior, basta recordar que a Internazionale, por exemplo, irá para os EUA com o recém-chegado Cristian Chivu no comando. No entanto, os participantes buscarão fazer uma força extra para abocanhar uma tentadora cifra.
Ao todo, a Fifa distribuirá US$ 1 bilhão aos times que entrarão em campo. O campeão embolsará até 115 milhões de euros, número muito maior do que cinco milhões de euros previstos no antigo formato do Mundial.
Itália
O futebol italiano será representado por Internazionale e Juventus. Os nerazzurri, que não terão mais Simone Inzaghi sentado no banco de reservas, estrearão em 17 de junho contra os mexicanos do Monterrey, em Pasadena.
Após a equipe do veterano espanhol Sergio Ramos, a Inter de Milão, atual vice-campeã da Champions League e da Série A da Itália, desafiará no grupo E o argentino River Plate e o japonês Urawa Reds.
A Juventus, apesar da temporada bem abaixo do esperado, se classificou para o evento e iniciará sua trajetória em solo americano em 18 de junho, em Washington, contra o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A Velha Senhora também pegará o Manchester City e o Wydad, do Marrocos.
Milan e Napoli não foram admitidos no campeonato, bem como Barcelona e Liverpool. Outras equipes com muitas conquistas no cenário internacional do futebol, como Independiente, São Paulo, Zamalek, TP Mazembe, América-MEX e Ajax também foram deixados de fora.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4
Prefeito de Japaratinga, AL, exonera 104 servidores aprovados em concurso de 1998
-
5
Meirelles diz estar preocupado com ‘candidatos dos extremos’

