Geral
PF prende ex-ministro Gilson Machado em Recife; ele é dono da banda Brucelose, que tocará em Palmeira dos Índios
A Polícia Federal prendeu hoje (13) o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto, em Recife, em uma operação que investiga suposta obstrução de justiça. A PGR e a PF apontam que ele teria tentado viabilizar a emissão de um passaporte português em favor do tenente-coronel Mauro Cid — delator no inquérito da trama golpista envolvendo Jair Bolsonaro — com o intuito de facilitar sua saída do país .
Há ainda indícios de que Machado teria impulsionado campanhas de arrecadação via Instagram para apoiar Bolsonaro, caracterizadas como favorecimento pessoal . A PGR solicitou ao STF autorização para abrir inquérito e realizar buscas e apreensões, com base em evidências recolhidas pela PF .
O ex-ministro nega as acusações, afirmando que a visita ao consulado de Portugal em Recife se deu apenas para tratar da renovação do passaporte de seu pai, e não para beneficiar Mauro Cid .
Banda Brucelose no São Pedro de Palmeira dos Índios
Além da polêmica legal, Gilson Machado também é músico e empresário: fundou e lidera a banda Forró da Brucelose, atuando como sanfoneiro e vocalista desde os anos 1990 . A Brucelose está contratada para se apresentar no encerramento do São Pedro de Palmeira dos Índios, programado para 28 de junho de 2025. A contratação foi realizada sem licitação, por inexigibilidade, e atraiu críticas por falta de transparência, já que o valor do cachê não foi divulgado no Diário Oficial do município .
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'


