Alagoas
Adeal certifica viveiro de mudas de citros em Arapiraca
Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) supervisionaram um viveiro de mudas de cítricos na região do Agreste do estado para certificação. Localizado no município de Arapiraca, o empreendimento comercializa as plantas para outras localidades do país, sendo o primeiro de Alagoas registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com a Adeal, para a comercialização das mudas, é necessária a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documento que é expedido pelo órgão de defesa estadual.
.jpg)
“A Adeal supervisiona todo o trabalho que vai do campo até a emissão do documento, que é o certificado fitossanitário de origem. É uma ação muito importante, pois esse viveiro é registrado pelo Mapa e está comercializando para outros estados”, declarou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria Rufino.
Atualmente, o viveiro produz cerca de 20 mil mudas, com a projeção de ampliar a produção diante da demanda. “Houve uma comercialização recente de 10 mil mudas para o estado de Sergipe. A importância da certificação fitossanitária na origem dessas mudas é que ela atesta que as mesmas são livres de pragas quarentenárias, entre elas o cancro cítrico, que não ocorre no estado, sendo esse reconhecido oficialmente pelo Mapa”, finalizou Rufino.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


