Geral
PM do Rio usa aplicativo para combater roubo e furto de bicicletas
Com o aumento de roubos e furtos de bicicletas em maio deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), a Polícia Militar do Rio de Janeiro acaba de lançar uma nova funcionalidade no aplicativo 190RJ para reforçar a segurança de quem pedala pelas ruas das cidades fluminenses. Agora, ciclistas podem cadastrar suas bicicletas no aplicativo, inclusive o número do chassi, especialmente em modelos elétricos.


A novidade permite que, em caso de roubo ou furto, o usuário emita um alerta direto pelo celular, mesmo de outro aparelho. Com isso, a bicicleta passa a constar automaticamente nos sistemas da PM como furtada ou roubada, auxiliando no trabalho das equipes nas abordagens e aumentando as chances de recuperação do bem.
Notícias relacionadas:
- PM do Rio usará câmeras do transporte público em reconhecimento facial.
- Assembleia do Rio aprova projeto que prevê tipificação de roubo de bicicletas.
A iniciativa tem o apoio da Lev, empresa se junta à PM para promover inovação e segurança no uso da bike como meio de transporte sustentável.
“A nova funcionalidade do aplicativo 190RJ, que permite o cadastro de bicicletas, representa um avanço importante na prevenção e combate aos crimes de furto e roubo. Com esse recurso, o cidadão contribui diretamente com o trabalho da Polícia Militar, facilitando a identificação e a recuperação de bicicletas em situações suspeitas”, afirma o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
Para fazer o cadastro, basta acessar o app 190RJ, disponível para Android e iOS, selecionar a opção de Cadastro de Bike, preencher os dados e, no caso das bikes elétricas, inserir o número do chassi que pode ser encontrado na estrutura da bicicleta.
Dados do ISP
Em maio de 2025, o ISP divulgou dados sobre furtos e roubos de bicicletas no estado, com foco no aumento desses crimes. A análise indicou que o furto de bicicletas é o crime com maior percentual de crescimento no município do Rio, com um aumento significativo no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O furto de bicicletas no estado do Rio de Janeiro aumentou 59% no início de 2025. Na capital fluminense foi registrado até agora um crescimento de 106% em comparação com o ano anterior.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5DOAÇÃO
Junho Vermelho: campanha aposta na solidariedade do doador de sangue


